Erros comuns no emagrecimento que tens de parar de cometer!
- catarinacabral
- 17 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Se queres emagrecer de forma saudável e sustentável, deves evitar 3 erros comuns neste processo. Continua a ler para descobrires.
Fazer dietas da moda
Estas dietas são muito restritivas, que levam à diminuição do teu metabolismo e promovem uma má relação com a comida. Este tipo de dietas que prometem emagrecimentos grandes e rápidos, até podem funcionar durante um mês ou dois, mas esse peso perdido voltará e muitas vezes em dobro.
Porque é que isto acontece? Porque ao restringires totalmente a comida que gostas, vais criar um desejo muito maior por esses alimentos e quando acabas a dieta, vais querer comer tudo aquilo que não comeste nesse período de tempo. Para além disto, na maior parte das vezes, aquilo que estás a perder é água e músculo, e com isso ficas com um metabolismo mais lento o que torna o processo mais complicado e demorado.
2. Ignorar a importância das quantidades
O controlo de porções é fundamental para emagreceres, porque será isto que vai levar a redução de calorias na alimentação, aquilo que chamamos de défice calórico e que é imprescindível para a redução do peso.
Sabendo as quantidades que necessitas de ingerir para reduzires o peso também vai ajudar a perceberes melhor os sinais de fome e saciedade, prevenindo o consumo excessivo.
3. Eliminar grupos de alimentos
Todos os grupos alimentares são importantes na nossa alimentação, no entanto existe muito a crença que temos de eliminar os hidratos de carbono e a gordura da nossa alimentação. Esta abordagem não é de todo necessária nem recomendada!
A alimentação deve ser equilibrada de forma a fornecer os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo, e deverá também ser prazerosa. O equilíbrio é a chave 🗝️.
Eliminar estes 3 erros vai assegurar que consegues não só diminuir o peso como manter o peso perdido. Vai ainda permitir que tenhas uma boa relação com a comida, criando hábitos saudáveis.
Comentários